sábado, 16 de junho de 2012

porquê?


> *A TELEVISÃO NÃO NOTICIOU...(vá-se lá saber porquê!!!...)*
>
> *Nem o Miguelito Sousa Tavares. Por que será???
>
> *Ora, aqui está algo para animar a malta!  Divulguem bastante, mesmo aos não
> professores. Sobretudo a esses!*
>
> Domingo, 9 de Janeiro de 2011
> Uma Ovelha Negra Não Estraga o Rebanho
>
> No meio da crise sócio/económica e do cinzentismo emocional instalado no
> país há vários meses, eis que o *relatório PISA* trouxe algumas boas
> evidências para Portugal.
>
> E a melhor de todas, a que considero verdadeiramente paradigmática, foi
> omitida pela maioria dos órgãos de comunicação social: Mais de 90% dos
> alunos portugueses afirmaram ter uma imagem positiva dos seus professores!
>
> O relatório conclui que *os professores portugueses são os que têm a imagem
> mais positiva de entre os docentes dos 33 países da OCDE*, tendo em 2006
> aumentado 10 pontos percentuais.
>
> O mesmo relatório conclui que os professores portugueses *estão sempre
> disponíveis para as ajudas extras aos alunos e que mantêm com eles um
> excelente relacionamento.*
>
> Estas evidências são altamente abonatórias para os professores portugueses e
> deveriam ter sido amplamente divulgadas pelos órgãos de comunicação social*
>
> *(e pelos habituais *"fazedores de opinião"* luxuosamente remunerados que
> escrevem para os jornais ou são comentadores na rádio e na televisão)*
>
> *que* ostensivamente consideram os professores do ensino básico e secundário
> uma classe pouco profissional*, com imensos privilégios e luxuosas
> remunerações...
>
> Uma classe profissional que deveria ser acarinhada e apoiada por todos, que
> deveria ter direito às melhores condições de trabalho (salas de aula,
> equipamento, formação, etc.) e que tem sido maltratada pelo poder político e
> por todos aqueles que tinham o dever de estar suficientemente informados
> para poder produzir uma opinião isenta para os demais membros da comunidade.
>
> *Ao conjunto destas evidências acresce outra, onde o papel do professor é
> determinante: *a inclusão*.
>
> O relatório revela-nos que *Portugal é o sexto pais da OCDE cujo sistema
> educativo melhor compensa as assimetrias sócio/económicas!*
>
> E ainda refere que *o nosso país tem a maior percentagem de alunos
> carenciados com excelentes níveis de desempenho em leitura*.
>
> Nada acontece por acaso! Os professores portugueses são excelentes
> profissionais, pessoas que se dedicam de corpo e alma aos seus alunos,
> *mesmo quando são vilipendiados e ofendidos por membros de classes
> profissionais tão corporativistas (ou mais!) que a dos professores*!
>
> Como diz a quase totalidade dos alunos, os professores são excelentes
> pessoas que estão sempre disponíveis para ajudar os seus alunos. Esta é que
> é a realidade dos professores das escolas do ensino básico e secundário!
> Obviamente que, *como em todas as demais classes profissionais, haverá
> exceções à regra, aqueles que não cumprem, não assumem as suas
> responsabilidades, não justificam o ordenado que recebem.* Mas, assim como
> uma andorinha não faz a primavera, também uma ovelha negra não estraga um
> rebanho.*
>
> *Pergunto: porque se escondem os arautos da desgraça, detentores da verdade
> absoluta, que estão sempre na linha da frente para achincalhar os
> professores do ensino básico e secundário.* Estranha-se o silêncio*.
>
> Margarida Rufino in *Jornal de Cascais*
>
> SOLICITA-SE DIVULGAÇÃO.*

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