quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como o Belmiro começou a enriquecer......Nadava nas águas da UDP... Quando, em 14 de Março de 1975, o governo de Vasco Gonçalves nacionalizou a banca com o apoio de todos os partidos que nele participavam (PS, PPD e PCP), todo o património dos bancos passou a propriedade pública. O Banco Pinto de Magalhães (BPM) detinha a SONAE, a única produtora de termolaminados, material muito usado na indústria de móveis e como revestimento na construção civil. Dada a sua posição monopolista, a SONAE constituía a verdadeira tesouraria do BPM, pois as encomendas eram pagas a pronto e, por vezes, entregues 60, 90 e até 180 dias depois. Belmiro de Azevedo trabalhava lá como agente técnico (agora engenheiro técnico) e, nessa altura, vogava nas águas da UDP. Em plenário, pôs os trabalhadores em greve com a reclamação de a propriedade da empresa reverter a favor destes. A União dos Sindicatos do Porto e a Comissão Sindical do BPM (ainda não havia CTs na banca) procuraram intervir junto dos trabalhadores alertando-os para a situação política delicada e para a necessidade de se garantir o fornecimento dos termolaminados às actividades produtoras. Eram recebidas por Belmiro que se intitulava “chefe da comissão de trabalhadores”, mas a greve só parou mais de uma semana depois quando o governo tomou a decisão de distribuir as acções da SONAE aos trabalhadores proporcionalmente à antiguidade de cada um.É fácil imaginar o panorama. A bolsa estava encerrada e o pessoal da SONAE detinha uns papéis que, de tão feios, não serviam sequer para forrar as paredes de casa… Meses depois, aparece um salvador na figura do chefe da CT que se dispõe a trocar por dinheiro aqueles horrorosos papéis.Assim se torna Belmiro de Azevedo dono da SONAE. E leva a mesma técnica de tesouraria para a rede de supermercados Continente depois criada onde recebe a pronto e paga a 90, 120 e 180 dias…Há meia dúzia de anos, no edifício da Alfândega do Porto, tive oportunidade de intervir num daqueles debates promovidos pelo Rui Rio com antigos primeiros-ministros e fiz este relato. Vasco Gonçalves não tinha ideia desta decisão do seu governo, mas não a refutou, claro. Com o salão pleno de gente e de jornalistas, nenhum órgão da comunicação social noticiou a minha intervenção.Este relato foi-me feito por colegas do então BPM entre eles um membro da comissão sindical (Manuel Pires Duque) que por várias vezes se deslocou na altura à SONAE para falar aos trabalhadores. Enviei-o para os jornais e, salvo o já extinto “Tal & Qual”, nenhum o publicou… Gaspar Martins, bancário reformado, ex-deputado

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Carta publicada no Facebook,
por Carlos Paz Meu caro Ilustre Prof. CAVACO SILVA, Tomo a liberdade de me dirigir a V. Exa, através deste meio "o Facebook", uma vez que o Senhor toma a liberdade de se dirigir a mim da mesma forma. É, aliás, a única maneira que tem utilizado para conversar comigo (ou com qualquer dos outros Portugueses, quer tenham ou não, sido seus eleitores).
Falando de eleitores, começo por recordar a V. Exa, que nunca votei em si, para nenhum dos cargos que o Senhor tem ocupado, praticamente de forma consecutiva, nos últimos 30 anos em Portugal (Ministro das Finanças, Primeiro Ministro, Primeiro Ministro, Primeiro Ministro, Presidente da República, Presidente da República).
No entanto, apesar de nunca ter votado em si, reconheço que o Senhor:
1. Se candidatou de livre e espontânea vontade, não tendo sido para isso coagido de qualquer forma e foi eleito pela maioria dos eleitores que se dignaram a comparecer no acto eleitoral;
2. Tomou posse, uma vez mais, de livre vontade, numa cerimónia que foi PAGA POR MIM (e por todos os outros que AINDA TINHAM, nessa altura, a boa ventura de ter um emprego para pagar os seus impostos);
3. RESIDE NUMA CASA QUE É PAGA POR MIM (e por todos os outros que AINDA TÊM a boa ventura de ter um emprego para pagar os seus impostos);
4. TEM TODAS AS SUAS DESPESAS CORRENTES PAGAS POR MIM (e pelos mesmos);
5. TEM TRÊS REFORMAS CUMULATIVAS (duas suas e uma da Exma. Sra. D. Maria) que são PAGAS por um sistema previdencial que é alimentado POR MIM (e pelos mesmos);
6. Quando, finalmente, resolver retirar-se da vida política activa, vai ter uma QUARTA REFORMA (pomposamente designada por subvenção vitalícia) que será PAGA POR MIM (e por todos os outros que, nessa altura, AINDA TIVEREM a boa ventura de ter um emprego para pagar os seus impostos).
Neste contexto, é uma verdade absoluta que o Senhor VIVE À MINHA CUSTA (bem como toda a sua família direta e indireta).
Mais: TEM VIVIDO À MINHA CUSTA quase TODA A SUA VIDA. E, não me conteste já, lembrando que algures na sua vida profissional:
a) Trabalhou para o Banco de Portugal;
b) Deu aulas na Universidade.
Ambos sabemos que NADA DISSO É VERDADE.
BANCO DE PORTUGAL: O Senhor recebia o ordenado do Banco de Portugal, mas fugia de lá, invariavelmente com gripe, de cada vez que era preciso trabalhar. Principalmente, se bem se lembra (eu lembro-me bem), aquando das primeiras visitas do FMI no início dos anos 80, em que o Senhor se fingiu doente para que a sua imagem como futuro político não ficasse manchada pela associação ao processo de austeridade da época. Ainda hoje a Teresa não percebe como é que o pomposamente designado chefe do gabinete de estudos NUNCA esteve disponível para o FMI (ao longo de MUITOS meses. Grande gripe essa).
Foi aliás esse movimento que lhe permitiu, CONTINUANDO A RECEBER UM ORDENADO PAGO POR MIM (e sem se dignar sequer a passar por lá), preparar o ataque palaciano à Liderança do PSD, que o levou com uma grande dose de intriga e traição aos seus, aos vários lugares que tem vindo a ocupar (GASTANDO O MEU DINHEIRO).
AULAS NA UNIVERSIDADE: O Senhor recebia o ordenado da Universidade (PAGO POR MIM). Isso é verdade. Quanto ao ter sido Professor, a história, como sabe melhor que ninguém, está muito mal contada. O Senhor constava dos quadros da Universidade, mas nunca por lá aparecia, excepto para RECEBER O ORDENADO, PAGO POR MIM. O escândalo era de tal forma que até o nosso comum conhecido JOÃO DE DEUS PINHEIRO, como Reitor, já não tinha qualquer hipótese de tapar as suas TRAPALHADAS. É verdade que o Senhor depois o acabou por o presentear com um lugar de Ministro dos Negócios Estrangeiros, para o qual o João tinha imensa apetência, mas nenhuma competência ou preparação.
Fica assim claro que o Senhor, de facto, NUNCA trabalhou, poucas vezes se dignou a aparecer nos locais onde recebia o ORDENADO PAGO POR MIM e devotou toda a vida à sua causa pessoal: triunfar na política.
Mas, fica também claro, que o Senhor AINDA VIVE À MINHA CUSTA e, mais ainda, vai, para sempre, CONTINUAR A VIVER À MINHA CUSTA.
Sou, assim, sua ENTIDADE PATRONAL.
Neste contexto, eu e todos os outros que O SUSTENTÁMOS TODA A VIDA, temos o direito de o chamar à responsabilidade:
a) Se não é capaz de mais nada de relevante, então: DEMITA-SE e desapareça;
b) Se se sente capaz de fazer alguma coisa, então: DEMITA O GOVERNO;
 
c) Se tiver uma réstia de vergonha na cara, então: DEMITA O GOVERNO e, a seguir, DEMITA-SE. Aproveito para lhe enviar, em nome da sua entidade patronal (eu e os outros PAGADORES DE IMPOSTOS), votos de um bom fim-de-semana.
Respeitosamente,
Carlos Paz

terça-feira, 16 de abril de 2013

O poeta de Fornos de Algodres, Viçoso Caetano, escreveu em verso, uma
carta ao primeiro-Ministro que é um autêntico «programa de governo» para sairmos da actual crise.
Poema para o PM
CARTA ABERTA AO PRIMEIRO-MINISTRO (DO QUE RESTA) DE PORTUGAL



Oh Senhor “Nosso” PRIMEIRO!
Diz-se agora à boca cheia
Que um “tal” de engenheiro,
Que deu o “salto” p´ra França,
Lhe deixou como HERANÇA,
Um País qu´é um vespeiro,
Na mais completa astenia
E só preso por um triz!

Enquanto ele, em Paris,
Caçoando da pobreza
E de toda a tropelia
Feita à gente portuguesa,
Vive à “grande e à francesa”
Entregue à Filosofia
Do…”manso é a tua tia”….
Com champagne sobre a mesa!

E agora oh “Nosso” PRIMEIRO,
P´ró Senhor poder limpar
O esterco qu´ele deixou,
Vai ter que “OS TER NO LUGAR”
Para cortar a direito
E levar tudo a eito,
Sem poder tergiversar
Nem contemplar excepções,
Muito menos compadrios.
É tempo de decisões:
Inflexíveis! Sem desvios!
QUE SE LIXEM AS ELEIÇÕES !!!

Sem DINHEIRO NÃO HÁ VÍCIOS.
Outrossim há sacrifícios
E os que forem pedidos,
Terão que ser repartidos.

O Senhor é o timoneiro!
Mas porque NÃO TEM DINHEIRO
E o que tem FOI-LHE EMPRESTADO,
A primeira obrigação
É cumprir com devoção
O que ficou acordado
Por escrito e assinado.
Isso não tem discussão:
POBREZINHO, MAS HONRADO!

Depois é seguir em frente,
Sem qualquer hesitação.
Quem é JUSTO E COMPETENTE
Não dá ouvido às vozes
Que nunca bradam ao Céu,
- apesar do escarcéu –
Pois que não passam do chão…

E p´ra que nad´o deprima,
Comece logo a colheita
- à esquerda e à direita –
MAS COMECE-A POR CIMA.
Corte sem vacilação
Seguindo à risca o rifão:
“MAIS PRIMA? MAIS SE LH´ARRIMA”.

Já só se resolve a crise
Causando-lhe hemoptise.

E olhe que o tempo urge
E o Povo nunca s´insurge
Quando lhe falam verdade
E lhe mostram que há justiça.
Qu´a gente é BOA E SUBMISSA!

Caso contrário reclama,
Nem aceita falsidade
Disfarçada d´equidade,
Que o engana e o trama
À pala da Liberdade.

ACABOU-SE O REGABOFE!
Por mais que se filosofe,
Só nos resta UMA SAÍDA:
TEMOS QUE MUDAR DE VIDA!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

MIGUEL RELVAS DEU À SOLA...


https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/13ddbea793b4e12b
O Veneno nos MORANGOS espanhóis
Quando comprares morangos, verifica sempre a origem.
Se forem espanhóis....   cuida-te das consequências na tua saúde e dos teus.
Morangos, nossa saúde, os outros e ambiente...
O que já se sabe há demasiado tempo, sem que ninguém faça nada
 Será que os morangos espanhóis cultivados em estufas são comestíveis?
 A resposta é "NÃO"!

... se o único problema destes morangos produzidos em estufas fosse a falta de sabor, ainda nos poderíamos dar por felizes...
Infelizmente, estes morangos apresentam outros problemas bem mais graves, a começar pelo facto de o seu cultivo cobrir cerca de seis mil hectares, dos quais uma grande parte alastra já ilegalmente pelo parque nacional de Doñana, uma extraordinária reserva de aves migradoras e nidificadoras da Europa - embora o poder regional a isso feche os olhos.

Para que estes morangos cheguem aos mercados europeus, devem ser transportados por camião e percorrer milhares de quilómetros. Cerca de 16.000 camiões fazem os percursos por ano.
A uma média de dez toneladas por veículo, esses morangos valem o seu peso em CO2 e gases nocivos ao ambiente e ao homem.

Mas os perigos desta agricultura não são só estes.
Sabe o leitor como é que estes morangos espanhóis são cultivados?
O morangueiro é uma planta vivaz que produz durante vários anos. Contudo, os morangueiros destinados a esta produção em estufa fora da época são destruídos todos os anos.
Para dar morangos fora de época, as plantas produzidas in vitro são colocadas em frigoríficos no pino do Verão, a fim de simular o Inverno, o que activa a produção.
No Outono, a terra arenosa é limpa e esterilizada, e a microfauna destruída por meio de bromometano (brometo de metilo) e de cloropicrina.
O bromometano é um poderoso veneno proibido pelo protocolo de Montreal sobre os gases nocivos à camada de ozono.
A cloropicrina, composta de cloro e de amoníaco, não é menos perigosa, pois bloqueia os alvéolos pulmonares.
Os morangueiros são cultivados em terreno coberto por plástico preto e a irrigação inclui fertilizantes, pesticidas e fungicidas.
Quanto à água de irrigação, provém de furos artesianos - dos quais mais de metade já foram instalados de modo ilegal.

Tudo isto está a transformar esta parte da Andaluzia numa savana seca, provocando assim o êxodo das aves migradoras e a extinção dos últimos linces pardel, pois estes pequenos carnívoros (dos quais somente uma trintena deve subsistir ainda na região) alimentam-se de coelhos, animais também em vias de desaparecer.
Por outro lado, para arranjar lugar para os morangueiros, já foram arrasados pelo menos 2.000 hectares de floresta.

A produção e a exportação destes morangos produzidos em Espanha começa um pouco antes do fim do Inverno e termina nos princípios do mês de Junho.
Os trabalhadores devem nessa altura voltar às suas casas ou exilar-se algures em Espanha. Se contraíram doenças por causa dos produtos nocivos que respiraram, têm o direito de se tratar... à sua própria custa.
A maior parte dos produtores destes morangos espanhóis utiliza mão-de-obra marroquina, trabalhadores sazonais ou clandestinos, mal pagos e alojados em condições precárias. Para se aquecerem à noite durante o Inverno, este trabalhadores queimam os resíduos dos plásticos que cobrem os morangueiros.
De qualquer modo, todos os anos no fim da época desta cultura, as cinco mil toneladas de plásticos utilizados serão levadas pelo vento, enterradas de qualquer maneira e em qualquer sítio, ou queimadas no local...
Não será necessário dizer que nesta região da Andaluzia, onde prospera esta aberrante agricultura, as doenças pulmonares e de pele estão em franca progressão.
Quem se preocupa com isso? Ninguém!

Por que razão os meios de comunicação não falam sobre o assunto? Mistérios do que não é política e economicamente correcto...
Quando a região tiver sido completamente vandalizada e a produção se tiver tornado demasiado onerosa, os produtores transferirão tudo para Marrocos, país onde aliás já começaram a instalar-se
Mais tarde, irão provavelmente para a China... A população europeia ainda em vida encontrar-se-á doente ou no desemprego... mas feliz por comprar produtos baratos...

Que podemos fazer para combater esta tendência?
Cada um de nós é livre de agir em consciência e com conhecimento de causa: comprar ou boicotar a compra de qualquer artigo que não seja produzido em conformidade com as leis da natureza e/ou dos direitos humanos.

Todos podemos escolher fazer um boicote pessoal. E se a maioria dos cidadãos assim procedesse, os grandes "tubarões" da economia seriam obrigados a mudar os seus métodos, sob pena de também eles porem em perigo a sua própria existência.
A escolha está nas mãos de cada cidadão!

quarta-feira, 3 de abril de 2013


O gabinete (não, não é do OBAMA ou do HOLLANDE, nem sequer da MERKEL!), é apenas do 1º Ministro português! Ah POIS É! Ora vejam...

COMPOSIÇÃO DO GABINETE DO ''NOSSO'' 1ºMINISTRO    
      
Função             Nome                                     Idade    NomeaçãoVencimento 
Chf,  GabineteFrancisco Ribeiro de Menezes46 anos06-08-20114.592,43 
AssessorCarlos Henrique Pinheiro Chaves60 anos21-06-20113.653,81 
AssessorPedro Afonso A, Amaral e Almeida38 anos18-07-20113.653,81 
AssessorPaulo João L, Rêgo Vizeu Pinheiro48 anos11-07-20113.653,81 
AssessorRudolfo Manuel Trigoso Rebelo48 anos21-06-20113.653,81 
AssessorRui Carlos Baptista Ferreira47 anos21-06-20113.653,81 
AssessoraEva Maria Dias de Brito Cabral54 anos12-10-20113.653,81 
AssessorMiguel Ferreira Morgado37 anos21-06-20113.653,81 
AssessorCarlos A Sá Carneiro Malheiro38 anos01-12-20113.653,81 
AssessoraMarta Maria N, Pereira de Sousa34 anos21-06-20113.653,81 
AssessorBruno V de Castro Ramos Maçaes37 anos01-07-20113.653,81 
AdjuntaMafalda Gama Lopes Roque Martins35 anos01-07-20113.287,08 
AdjuntoCarlos Alberto Raheb Lopes Pires38 anos21-06-20113.287,08 
AdjuntoJoão Carlos A Rego Montenegro34 anos21-06-20113.287,08 
AdjuntaCristina Maria Cerqueira Pucarinho46 anos23-08-20113.287,08 
AdjuntaPaula Cristina Cordeiro Pereira41 anos22-08-20113.287,08 
AdjuntoVasco Lourenço C P Goulart Ávila47 anos21-11-20113.287,08 
AdjuntaCarla Sofia Botelho Lucas28 anos25-01-20123.287,08 
Técnica EspecialistaBernardo Maria S Matos Amaral38 anos07-09-20113.287,08 
Técnica EspecialistaTeresa Paula Vicente de Figueiredo Duarte44 anos21-07-20113.653,81 
Técnica EspecialistaElsa Maria da Palma Francisco40 anos16-01-20123.653,81 
Técnica EspecialistaMaria Teresa Goulão de Matos Ferreira49 anos18-07-20123.653,81 
Secretária pessoalMaria Helena Conceição Santos Alves54 anos18-07-20111.882,76 
Secretária pessoalInês Rute Carvalho Araújo46 anos18-07-20111.882,76 
Secretária pessoalAna Clara S Oliveira38 anos13-07-20111.882,76 
Secretária pessoalMaria de Fátima M L Hipólito Samouqueiro47 anos21-06-20111.882,76 
Secretária pessoalMaria Dulce Leal Gonçalves52 anos01-07-20111.882,76 
Secretária pessoalMaria M, Brak-Lamy Paiva Raposo59 anos13-07-20111.882,76 
Secretária pessoalMargarida Maria A A Silva Neves Ferro53 anos21-06-20111.882,76 
Secretária pessoalMaria Conceição C N Leite Pinto51 anos21-06-20111.882,76 
Secretária pessoalMaria Fernanda T C Peleias de Carvalho45 anos01-08-20111.882,76 
Secretária pessoalMaria Rosa E Ramalhete Silva Bailão58 anos01-09-20111.882,76 
CoordenadoraLuísa Maria Ferreira Guerreiro48 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoAlberto do Nascimento Cabral59 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoAna Paula Costa Oliveira da Silva42 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoElisa Maria Almeida Guedes47 anos01-01-20121.500,00 
téc, administrativoIsaura Conceição A Lopes de Sousa59 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoJosé Manuel Perú Éfe60 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoLiliana de Brito50 anos01-01-20121.500,00 
téc, administrativoMaria de Lourdes Gonçalves Ferreira Alves61 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoMaria Fernanda Esteves Ferreira57 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoMaria Fernanda da Piedade Vieira61 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoMaria Umbelina Gregório Fernandes Barroso47 anos01-01-20121.500,00 
téc, administrativoZulmira Jesus G Simão Santos Velosa47 anos01-01-20121.506,20 
téc, administrativoArtur Vieira Gomes53 anos01-01-20121.600,15 
téc, administrativoBenilde Rodrigues Loureiro da Silva58 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarFernando Manuel da Silva68 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarFrancisco José Madaleno Coradinho45 anos01-01-20121.472,82 
Apoio AuxiliarJoaquim Carlos da Silva Batista57 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarJosé Augusto Morais51 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarMaria Lurdes da Silva Barbosa Pinto58 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarMaria de Lurdes Camilo Silva65 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarMaria Júlia R Gonçalves Ribeiro58 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarMaria Natália Figueiredo64 anos01-01-2012975,52 
Apoio AuxiliarMaria Rosa de Jesus Gonçalves58 anos01-01-2012975,52 
MotoristaAntónio Francisco Guerra52 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaAntónio Augusto Nunes Meireles61 anos01-01-20122.028,28 
MotoristaAntónio José Pereira48 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaArnaldo de Oliveira Ferreira49 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaJaime Manuel Valadas Matias52 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaJorge Henrique S Teixeira Cunha52 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaJorge Martins Morais46 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaJosé Hermínio Frutuoso53 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaNuno Miguel R Martins Cardoso37 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaPaulo Jorge Pinheiro da Cruz Barra40 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaRui Miguel Pedro da Silva Machado42 anos01-01-20121.848,53 
MotoristaVitor Manuel G Marques Ferreira42 anos01-01-20121.848,53 
 




   Total/Mês149.486,76        
 Resumo    
1Chefe de Gabinete    
10Acessores    
7Adjuntos    
4Tècnicos Especialistas    
10Secretárias Pessoais    
1Coordenadora    
13Técnicos Administrativos    
9Apoio Auxiliar    
12Motoristas    
      
      
SÓ?
 E quem PAGA?